quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arroz Branco e Soltinho

do Universo Gourmet



Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão, saca?)
Meia cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa (rasa) de sal

Modo de Preparo:


Primeiro passo: Lavar o arroz. Yep, sim meus filhos. Muita gente fala que não precisa lavar o arroz. Mas eu digo que precisa sim! Pode ser frescura minha, mas que o gosto fica melhor, isso fica. Então coloquem o arroz numa arrozeira (tá! eu sei que vc não tem isso, põe numa bacia mesmo vai!). No começo vai sair uma água meio esbranquiçada, então continuem lavando seus amiguinhos até a água sair limpinha.

Depois de lavados, deixem a água escorrendo e vamos para o próximo passo.

Segundo passo: cortando a cebola e o alho. Se vocês ainda não aprenderam, vejam aqui.

Terceiro passo: agora vem a parte boa. Peguem uma leiteira ou uma outra panela e coloquem 2 ou 3 copos de água para ferver. Ao mesmo tempo, na panela do arroz, coloquem cerca de 2 colheres de óleo. Tentem não ser muito rigorosos com as medidas. Geralmente eu viro o litro de óleo sobre a panela e conto até 2 suficiente pra lambuzar o fundo da panela e fritar a cebola e o alho. Depois disso vocês podem ligar o fogo e esperar cerca 1 minuto até o óleo esquentar. Com o óleo quente, jogue a cebola picada e o alho e deixe fritar, até a cebola ficar um pouco transparente. Cuidado para o alho não queimar. Se você perceber que está muito quente tire a panela do fogo ou abaixe ele.

Coloque o arroz para fritar junto com a cebola e o alho. Tempere com uma colher de sopa (rasa) de sal e mexam bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e deixar de ficar esbranquiçado para ficar transparente. Isso vai demorar uns 5 minutos.

Lembra da água que colocamos na leiteira pra ferver? Agora é a hora de usarmos ela. Quando o arroz tiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue essa água e vá jogando sobre o arroz até cobrí-lo.

Agora vocês podem abaixar o fogo do arroz e colocar uma tampa na panela. E tenham paciência, pois demora um poquinho. Depois de 3 a 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Agora vocês podem jogar mais da água fervida, até cobrí-lo novamente. Podem tampar a panela e deixar a água evaporar. Depois de alguns minutos provem o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, podem desligar o fogo e deixar o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.

Quais os cuidados a tomar?

Não coloquem água demais no arroz
Não deixem o arroz em fogo muito alto
Não vão pra sala assistir TV e esquecer do arroz no fogo
Não coloquem sal demais no arroz, é melhor errar por menos do que por mais
Pra incrementar: O arroz branco sempre vai bem com ervilhas ou milho verde. Vocês também podem colocar um pouco de bacon ou calabreza para fritar junto com a cebola, fica muito bom. Só lembrem que o bacon e a calabreza já possuem sal, então vocês podem diminuir a quantidade de sal colocada no arroz.

0 comentários:

Postar um comentário