quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bolo de Caramelo

do Universo Culinária



Ingredientes:
130 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1/4 copos de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
1/3 copo de xarope de caramelo, temperatura ambiente (ver receita abaixo)
2 ovos (temperatura ambiente)
1 colher sobremesa aroma de baunilha
2 copos de farinha
1 colher sobremesa de fermento em pó
1 copo de leite (temperatura ambiente)

Modo de Preparo:
Pre-aqueça o forno a 180° C pelo menos 20 minutos antes de assar o bolo. Forre o fundo de uma forma alta de 20-22 cms com um pedaço de papel- manteiga e unte toda a forma com manteiga
Na vasilha da batedeira, bata bem a manteiga (pelo menos 5 minutos) Isto tem que ser feito em velocidade alta. Essa etapa é importantíssima pois se tem que aerar muito a manteiga. Adicione o açucare bata até formar um creme clarinho (de novo velocidade alta- bater pelo menos 5 minutos mais). Diminua a velocidade da batedeira e adicione o sal e o caramelo, bem devagar e aos poucos.


Quando o caramelo estiver todo incorporado, aumente a velocidade da batedeira de novo e junte os ovos, um por um, esperando a massa ficar homogênea antes de acrescentar o próximo ovo. Use uma espátula para resgatar qualquer massa que tiver nas bordas. Adicione a baunilha e bata bem, até a massa estar, de novo, bem homogênea.

Misture os secos numa vasilha a parte: farinha e fermento em pó.

Com a batedeira em velocidade baixa, adicione os secos e o leite em 3 vezes (3 partes de farinha e 3 partes de leite), deixando sempre o ingrediente sumir na massa antes de juntar o próximo. Comece e termine sempre pelos secos. Bata até formar uma massa lisa e homogênea.

Entorne na forma e leve ao forno. Asse por 30 minutos, vire a forma e continue assando por mais 20 minutos. O ponto certo vai depender do forno. Aqui em casa levou um pouco mais do que isso. O palito tem de sair seco do bolo.

Deixe esfriar completamente antes de passar o suspiro.

Xarope de Caramelo:
2 copos açúcar + 1 Copo de água
1/2 copo de agua
1. Numa panela, misture o açucar com ½ copo de água. Leve a fogo alto e deixe o caramelo escurecer.
2. Não saia de perto pois o caramelo queima rapidíssimo! Quando estiver começando a sair fumaça (primeiro sinal de que o caramelo está queimando) retire do fogo (o caramelo vai estar bem escuro), ponha devagar o copo de água. MUITA ATENÇAO nessa hora pois o caramelo vai borbulhar fortemente. Use mangas compridas e luvas de cozinha se possível. Quando a água estiver toda encorporada, leve ao fogo de novo e misture até derreter o caramelo que ficou duro.
3. Cozinhe um pouco mais até o caramelo estar reduzido e começar a puxar entre os dedos. Se, como eu, você passar do ponto ( meu caramelo ficou duro demais), é só adicionar um pouco mais de água e recomeçar o processo.
4. Deixe esfriar totalmente antes de prosseguir com a receita.



Cobertura e Suspiro:
2 claras
1 copo de agua
1 copo de açúcar
½ colher de sobremesa de fermento em po
1. numa panelinha, junte o açúcar e a água. Ferva até formar uma calda fina.
2.Na batedeira, bata as claras com o fermento em pó. Quando elas estiverem já em neve, junte bem devagarzinho a calda. Entorne a calda bem próximo a borda da vasilha para evitar que respingue. Depois da calda estar toda encorporada, bata até o suspiro estar quase frio. Ele deve estar brilhoso e firme. Decore o bolo frio e derrame um pouco da calda de caramelo que sobrou.

Brigadeiro Branco

do Universo Culinária




Ingredientes:
01 lata de leite condensado
01 gema
01 colher (sopa) de manteiga ou margarina
01 pacote de granulado branco

Modo de Preparo:
Mexa bem o leite condensado e a gema por 3 minutos, depois acrescente a margarina e leve ao fogo baixo até que solte do fundo da panela, mexa sem parar.
Depois de pronto coloque num prato untado com margarina até.
Depois de frio, unte a mão com margarina e faça bolinhas e polvilhe com o granulado branco.