quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arroz Branco e Soltinho

do Universo Gourmet



Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
2 copos de 250ml de arroz (aqueles de requeijão, saca?)
Meia cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa (rasa) de sal

Modo de Preparo:


Primeiro passo: Lavar o arroz. Yep, sim meus filhos. Muita gente fala que não precisa lavar o arroz. Mas eu digo que precisa sim! Pode ser frescura minha, mas que o gosto fica melhor, isso fica. Então coloquem o arroz numa arrozeira (tá! eu sei que vc não tem isso, põe numa bacia mesmo vai!). No começo vai sair uma água meio esbranquiçada, então continuem lavando seus amiguinhos até a água sair limpinha.

Depois de lavados, deixem a água escorrendo e vamos para o próximo passo.

Segundo passo: cortando a cebola e o alho. Se vocês ainda não aprenderam, vejam aqui.

Terceiro passo: agora vem a parte boa. Peguem uma leiteira ou uma outra panela e coloquem 2 ou 3 copos de água para ferver. Ao mesmo tempo, na panela do arroz, coloquem cerca de 2 colheres de óleo. Tentem não ser muito rigorosos com as medidas. Geralmente eu viro o litro de óleo sobre a panela e conto até 2 suficiente pra lambuzar o fundo da panela e fritar a cebola e o alho. Depois disso vocês podem ligar o fogo e esperar cerca 1 minuto até o óleo esquentar. Com o óleo quente, jogue a cebola picada e o alho e deixe fritar, até a cebola ficar um pouco transparente. Cuidado para o alho não queimar. Se você perceber que está muito quente tire a panela do fogo ou abaixe ele.

Coloque o arroz para fritar junto com a cebola e o alho. Tempere com uma colher de sopa (rasa) de sal e mexam bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e deixar de ficar esbranquiçado para ficar transparente. Isso vai demorar uns 5 minutos.

Lembra da água que colocamos na leiteira pra ferver? Agora é a hora de usarmos ela. Quando o arroz tiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue essa água e vá jogando sobre o arroz até cobrí-lo.

Agora vocês podem abaixar o fogo do arroz e colocar uma tampa na panela. E tenham paciência, pois demora um poquinho. Depois de 3 a 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Agora vocês podem jogar mais da água fervida, até cobrí-lo novamente. Podem tampar a panela e deixar a água evaporar. Depois de alguns minutos provem o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, podem desligar o fogo e deixar o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.

Quais os cuidados a tomar?

Não coloquem água demais no arroz
Não deixem o arroz em fogo muito alto
Não vão pra sala assistir TV e esquecer do arroz no fogo
Não coloquem sal demais no arroz, é melhor errar por menos do que por mais
Pra incrementar: O arroz branco sempre vai bem com ervilhas ou milho verde. Vocês também podem colocar um pouco de bacon ou calabreza para fritar junto com a cebola, fica muito bom. Só lembrem que o bacon e a calabreza já possuem sal, então vocês podem diminuir a quantidade de sal colocada no arroz.

Chef Michel Guérard quer criar instituto de cozinha saudável



O renomado chef Michel Guérard, que defende há mais de 30 anos uma alimentação equilibrada, quer criar um instituto de cozinha saudável, para ensinar o balanceamento das refeições a outros grandes cozinheiros.

O inventor da "grande cuisine minceur (magra)", disse que se trata de um projeto ambicioso: os aprendizes a chefes têm pouquíssima sensibilidade para essa questão. Mas, ante a obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, Guérard quer acelerar esse processo.



O cozinheiro, que já discutiu sobre o projeto com a ministra francesa da Saúde Roselyne Bachelot, queria fundar a escola de comida saudável em sua casa, em Eugénie-les-Bains, estação termal de Landes, onde ele dirige junto de sua mulher um complexo hoteleiro.

"É preciso mudar a cozinha sem deixar de manter o sabor como fio condutor do prato com sua consequência, o prazer", argumentou o "chef" de rosto bonachão e de energia contagiante, durante uma entrevista à AFP.

Salada de cenouras e laranjas perfumadas com cominho, repolho recheado ou cassoulet e ainda, por que não, um Paris-Brest com chicória? "Inventando coisas novas, a gente consegue fazer pratos formidáveis que são equilibrados e pouco calóricos", entusiasmou-se Michel Guérard, de 77 anos, que foi também um dos fundadores da "Nouvelle Cuisine" nos anos 70.

No prato Paris-Brest, "o creme é de matar", explicou. Para prepará-lo, basta colocar claras em neve e um leve toque de "crème fouettée", e está pronto!

Os regimes que contrariam nossos "hábitos pelo sabor" não funcionam, já que ninguém quer abrir mão do prazer de comer. É preciso adaptar nossos pratos preferidos para deixá-los mais leves e equilibrados em lipídios, glicídios e proteínas.

"Não vamos tirar tudo. Temos que usar um pouco de chocolate, por exemplo. Devemos ser razoáveis, mas também astutos", propôs.

Michel Guérard passa muito tempo folheando livros de receitas de "regime" que são publicados. "Eles vão do tipo sério ao guru licenciado, com muitas coisas contraditórias". Conta que desenvolveu essa cozinha magra depois de ver, em Eugénie, antes de mudar para lá, o que os freqüentadores das termas comiam:

"Pobres cenouras raladas e um pedaço de presunto, isso era deprimente", contou.

Ele leu bastante, trabalhou receitas na cozinha e discutiu com nutricionistas, para depois testar com o grupo Nestlé internacional, onde desenvolveu durante muito tempo pratos congelados.
"Se consegui convencer alguém, por questões de concorrência, outros grupos seguirão", acredita.


O projeto não trata apenas de melhorar a alimentação em restaurantes, mas também nos meios coletivos e em hospitais, principalmente para os convalescentes de doenças como o câncer ou idosos desnutridos.

Nesses últimos meses, muitos cozinheiros de estações termais já vieram estagiar em Eugénie-les-Bains.

Curso do Senac de cozinheiro básico tem alta empregabilidade

do Universo Gourmet

Uma receita cujos ingredientes são o comprometimento, vocação e amor pelo que se faz. Misture a tudo isso o trabalho duro e se terá o cardápio que define o que é ser um bom cozinheiro. “Essa profissão é linda. Vocês vão criar receitas que vão agradar as outras pessoas, vão proporcionar prazer; por isso é importante que estejam comprometidos com o que vão fazer. Um comprometimento de alma”. Foi assim que o presidente em Alagoas da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Alberto Barbosa, saudou os novos alunos do curso de Cozinheiro Básico do Senac, na aula inaugural, no laboratório de Gastronomia do Senac Poço. A diretora do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, deu boas vindas aos alunos, ressaltou a parceria com a Abrasel na formação de mão de obra qualificada para o segmento e falou de programas vitoriosos da instituição, a exemplo do Programa de Oportunidades Profissionais (POP) que faz a intermediação de concluintes de cursos com as empresas, possibilitando a empregabilidade.

O presidente da Abrasel ressaltou a parceria antiga com o Senac Alagoas (mais de 30 anos) explicou que a Associação foi criada há 8 anos no estado e tem por objetivo a qualificação e requalificação do segmento. “Por isso somos parceiros do Senac que é especializado em qualificar; e essa parceria é fundamental para que possamos oferecer um serviço de excelência”, afirmou. Segundo ele, um dos problemas que o segmento enfrenta é a falta de qualificação do empresariado. “Mas vocês que estão aqui agora para essa formação também podem contribuir para mudar essa mentalidade”, afirmou Carlos Alberto Fonseca.

Ele apresentou os números que ratificam a importância do segmento de Alimentação Fora do Lar. O setor gera 6 milhões de empregos no Brasil por meio de 1 milhão de empresas e representa 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto). E mais: 66% do pessoal ocupado nas empresas de turismo são dos serviços de alimentação. E aproveitou o momento para dar um conselho aos futuros cozinheiros. “Quem está começando tem primeiro que fazer bem o trivial. É importante conservar as raízes. A comida do lugar não tem que ser sofisticada. Tem que ser boa”, afirmou.

Ratificando as palavras do presidente da Abrasel, o chef Thiago Maia também destacou o diferencial para o sucesso na profissão. “O que faz a grande diferença entre um grande cozinheiro e um cozinheiro ruim é o comprometimento”. A aula inaugural do curso de cozinheiro do Senac contou também com as presença do chef francês Cristian Haung, que já ministrou cursos no Senac, da Diretora Técnica do Senac, Cícera Paiva e da assessora técnica da área de Gastronomia, Vânia Araújo. Segundo Vânia, o curso de Cozinheiro Básico é um dos que mais emprega. “Todos os profissionais capacitados este ano no Senac já estão trabalhando, alguns deles foram para a Europa e o Canadá”, afirmou. Informações sobre cursos da área pelos telefones 2122-7801 e 2122-7842.