do Universo Gourmet
Criar e manter um símbolo da praia mais famosa de Pernambuco não é fácil. Roselis de Moura e Nicole Albuquerque sabem bem disso. E, justamente por saberem, se esforçaram para construir a sólida história do restaurante Peixe na Telha, localizado à beira-mar, no Centro de Porto de Galinhas. Nos 19 anos do empreendimento, mãe e filha colecionaram dificuldades e superações. Através da profissionalização e dos cuidados com os clientes, conseguiram dar certo.
Para isso, também foi preciso coragem e persistência. O Peixe na Telha foi criado por Roselis, um ano depois de ter se divorciado, graças aos conselhos de uma amiga, moradora do Guarujá, cidade do litoral paulista. "Minha mãe não trabalhava, mas cozinhava muito bem. Então, essa amiga sugeriu que ela abrisse um restaurante", lembra.
Nicole assumiu a administração do Peixe na Telha, fundado pela
mãe Roselis quando a praia nem era tão badalada.
Desde então, muitas águas rolaram. Devido à falta de experiência como gestora, Roselis de Moura enfrentou uma série de problemas com funcionários e quase desistiu do negócio. Foi aí que a filha, estudante do quarto período de administração, entrou em cena. Hoje, Nicole, 29, é diretora do Peixe na Telha. Para Roselis, ficaram uma vaga no conselho administrativo e a missão de auxiliar a filha nas decisões mais importantes. Foi assim, no estilo "dupla dinâmica", que elas conseguiram transformar um negócio desacreditado, numa praia de segunda classe (em 1992, Porto estava longe do que é hoje), em um dos principais restaurantes de frutos do mar do estado.
Os números falam por si. O Peixe na Telha resistiu bem ao crescimento da concorrência (hoje, já são 70 restaurantes cadastrados em Porto) e continua atraindo clientes de todas as partes: de Pernambuco a São Paulo, do Brasil à Escandinávia. A média de atendimento é de cem clientes por dia, número que chega a 500 ou mil em janeiro. A movimentação no primeiro mês do ano é tão grande que costuma exigir a contratação de 15 funcionários temporários, para os quais são oferecidos treinamentos específicos em dezembro.
Treinamento para os funcionários, aliás, é uma das principais ferramentas de Nicole Albuquerque para atingir o grau de qualidade desejado para o Peixe na Telha. "Ao longo do tempo, fomos informatizando, implantando um programa de controle de estoque e preparando os nossos empregados", conta. O quadro de pessoal é composto por cerca de 60 pessoas, incluindo nutricionista e estagiários.
Se você gostou da estrutura, vai adorar o cardápio. São 40 opções de prato principal, em porções suficientes para duas pessoas. Os preços variam entre R$ 40 e R$ 130. Os grandes sucessos da casa são os peixes Belle Roselis (grelhado, com crosta de castanha e camarão salteados na manteiga de ervas finas) e Sabor do Brasil (grelhado, com molho mediterrâneo, plamito, azeitonas e camarões). Ambos foram os vencedores das edições 2008 e 2009 do concurso gastronômico Brasil Sabor. O concorrente deste ano, um peixe com alho poró e camarão empanado, deve entrar no menu em breve.
Para quem está mais interessado no clima de boemia do que na comida,não faltam opções. Entre os drinks mais pedidos, estão os coquetéis de frutas servidos no abacaxi e as caipiroscas, disponíveis nos sabores cajá, kiwi, morango, uvas, frutas vermelhas e limão), além da cerveja.
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segunda-feira, 31 de maio de 2010
Restaurante Familiar completa 19 anos apostando em seu profissionalismo
Published :
11:26
Author :
Portal Universo Perfil
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