quarta-feira, 23 de junho de 2010

Curso do Senac de cozinheiro básico tem alta empregabilidade

do Universo Gourmet

Uma receita cujos ingredientes são o comprometimento, vocação e amor pelo que se faz. Misture a tudo isso o trabalho duro e se terá o cardápio que define o que é ser um bom cozinheiro. “Essa profissão é linda. Vocês vão criar receitas que vão agradar as outras pessoas, vão proporcionar prazer; por isso é importante que estejam comprometidos com o que vão fazer. Um comprometimento de alma”. Foi assim que o presidente em Alagoas da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Luiz Alberto Barbosa, saudou os novos alunos do curso de Cozinheiro Básico do Senac, na aula inaugural, no laboratório de Gastronomia do Senac Poço. A diretora do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, deu boas vindas aos alunos, ressaltou a parceria com a Abrasel na formação de mão de obra qualificada para o segmento e falou de programas vitoriosos da instituição, a exemplo do Programa de Oportunidades Profissionais (POP) que faz a intermediação de concluintes de cursos com as empresas, possibilitando a empregabilidade.

O presidente da Abrasel ressaltou a parceria antiga com o Senac Alagoas (mais de 30 anos) explicou que a Associação foi criada há 8 anos no estado e tem por objetivo a qualificação e requalificação do segmento. “Por isso somos parceiros do Senac que é especializado em qualificar; e essa parceria é fundamental para que possamos oferecer um serviço de excelência”, afirmou. Segundo ele, um dos problemas que o segmento enfrenta é a falta de qualificação do empresariado. “Mas vocês que estão aqui agora para essa formação também podem contribuir para mudar essa mentalidade”, afirmou Carlos Alberto Fonseca.

Ele apresentou os números que ratificam a importância do segmento de Alimentação Fora do Lar. O setor gera 6 milhões de empregos no Brasil por meio de 1 milhão de empresas e representa 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto). E mais: 66% do pessoal ocupado nas empresas de turismo são dos serviços de alimentação. E aproveitou o momento para dar um conselho aos futuros cozinheiros. “Quem está começando tem primeiro que fazer bem o trivial. É importante conservar as raízes. A comida do lugar não tem que ser sofisticada. Tem que ser boa”, afirmou.

Ratificando as palavras do presidente da Abrasel, o chef Thiago Maia também destacou o diferencial para o sucesso na profissão. “O que faz a grande diferença entre um grande cozinheiro e um cozinheiro ruim é o comprometimento”. A aula inaugural do curso de cozinheiro do Senac contou também com as presença do chef francês Cristian Haung, que já ministrou cursos no Senac, da Diretora Técnica do Senac, Cícera Paiva e da assessora técnica da área de Gastronomia, Vânia Araújo. Segundo Vânia, o curso de Cozinheiro Básico é um dos que mais emprega. “Todos os profissionais capacitados este ano no Senac já estão trabalhando, alguns deles foram para a Europa e o Canadá”, afirmou. Informações sobre cursos da área pelos telefones 2122-7801 e 2122-7842.

0 comentários:

Postar um comentário